O evento, que faz parte do projeto Hack Ideias Elas, acontece no próximo dia 5 de julho, no JK Shopping, e terá a jornalista Marcia Zarur como facilitadora
No próximo dia 5 de julho a Procuradora Especial da Mulher (PEM) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputada Dayse Amarilio (PSB), participará da “1ª Roda de Conversa com Mulheres”, uma iniciativa que faz parte do projeto Hack Ideias Elas – uma imersão que promove o empreendedorismo feminino através de uma maratona de ideias focada na criação de soluções para minimizar o feminicídio em Brasília.
Segundo Dayse, que destinou emenda parlamentar para realização do projeto, o objetivo do evento é promover o empreendedorismo das mulheres para diminuir o número de feminicídios no Distrito Federal.
“A roda de conversa com mulheres é um evento gratuito e aberto ao público que reunirá especialistas no assunto, empreendedoras locais e representantes de iniciativas públicas e privadas para debater o empreendedorismo feminino e o combate ao feminicídio, diz a distrital. “ Precisamos fomentar iniciativas como o Hack Ideia Elas para, além de discutir a temática, criar alternativas para combater o número crescente de feminicídios na capital do país. Como Procuradora da Mulher da CLDF, combater a escalada de feminicídios no Distrito Federal através da geração de renda e capacitação das mulheres é meu propósito e o Hack Ideia Elas é um instrumento para que, juntas, possamos fazer isso”, diz a Procuradora da Mulher.
A facilitadora do evento será a jornalista Marcia Zarur. Além de Dayse Amarilio, foram convidadas para a roda de conversa a Especialista em Afroturismo e Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, a Sra. Aline Karina; a ativista e Advogada; a Sra. Lucia Bessa; a superintendente do Sebrae DF, a Sra. Rose Rainha; a presidente do CMEC – Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura no DF, a Sra. Beatriz, Guimarães; a Delegada Adriana Romana e a diretora presidente do Instituto Multiplicidades. a Sra.Cristiane Pereira.
Hack Ideias Elas – Organizado pelo Instituto Multiplicidades, apoiado pelo JK Shopping e fomentado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, o evento é uma excelente oportunidade para buscar soluções inovadoras para reduzir estes crimes: será o início do programa que conecta redes de apoio, lideranças e a comunidade, debate ideias e busca soluções inovadoras de projetos de impacto social para que as mulheres possam melhorar a autonomia e emancipação financeira e assim, minimizar o impacto do feminicídio na sociedade.
Impacto e Relevância- Em 2023, o Brasil registrou 1.706 casos de feminicídio consumados e 988 tentativas, totalizando 2.694 casos, segundo dados do Monitor de Feminicídios no Brasil. Foram 197 casos de feminicídios no Distrito Federal de 2015 até 2024. Samambaia é a Região Administrativa com mais casos (17), seguindo por Planaltina (14), Gama (10), Plano Piloto com 8 crimes, Sobradinho com 7, Guará e Brazlândia com 3 de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do DF. Os ciúmes respondem por 61% da motivação, seguida do término do relacionamento ou simplesmente ódio com 6%. Apenas no primeiro trimestre de 2024, foram 449 feminicídios consumados no país, um aumento alarmante de 250% nos casos. Esses números destacam a urgência de abordar essa questão.
Sobre as Convidadas e Facilitadora da Roda de Conversas
Marcia Zarur – Jornalista Facilitadora da Roda de Conversa- Jornalista, formada pela UnB, com cursos de TV e Propaganda nos Estados Unidos e MBA em Marketing pela FGV. É presidente da Fundação Athos Bulcão. Na Rádio Nova Brasil FM, é a responsável pela coluna Nossa Cidade. É a idealizadora e entrevistadora do podcast Cultura ao Quadrado, patrocinado pelo Sesc. Criadora e apresentadora do programa Distrito Cultural, veiculado em 5 temporadas na Globo Brasília e atualmente disponível no Globoplay. Atuou como repórter na TV Globo durante 10 anos, foi âncora do DFTV e da Globonews, além de colunista na Rádio CBN por 4 anos. É roteirista e sócia- fundadora e escritora do Coletivo Maria Cobogó, pelo qual tem 4 livros publicados. Faz parte da câmara de mulheres empreendedoras da Fecomércio.
Deputada Dayse Amarilio – Procuradora Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF e presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Casa. Formada em Enfermagem pela UnB, esteve à frente da presidência do Sindicato dos Enfermeiros do DF por seis anos. Representa o Guará na CLDF, onde já empenhou mais de 21 milhões direcionados para melhorias e investimentos na cidade.
Aline Karina – Especialista em Afroturismo e Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan. Especialista em Afroturismo de Brasília, pioneira na região Centro-Oeste, tem trajetória marcada pela inovação. Bacharela em Turismo pela UnB e mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, criou projetos como ‘Sebas Turística’ e ‘Turismo Fora do Avião’. Sua colaboração foi significativa na criação do Programa Rotas Negras, em parceria com os Ministérios da Igualdade Racial e do Turismo, tem conhecimento em promoção internacional do turismo, através de sua experiência como supervisora na agência de promoção internacional do turismo- Embratur.
Lucia Bessa – Ativista e Advogada. Ativista, militante, defensora dos direitos humanos, Advogada Especializada no Direito das Mulheres. Advogada, Pós-graduada em Metodologia e Didática para o Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília. Ex-assessora Jurídica da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal. Especialista em Combate e enfrentamento a todas as formas de Violência contra as Mulheres. Palestrante e conferencista na área de Política Pública, combate a Violência contra Mulheres.
Rose Rainha – Superintendente do Sebrae DF. Rose Rainha como é mais conhecida, assumiu em 2023 a Superintendência do Sebrae no DF, após ter exercido todas as diretorias da Instituição (Administrativa e Financeira e Diretoria Técnica). Rose também exerce a função de secretária-executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal, responsável por colaborar na elaboração e acompanhamento de políticas que promovam o desenvolvimento social do DF.
Delegada Adriana Romana –Delegada da Polícia Civil do Distrito Federal de carreira há 18 anos, atuou nas chefias das 19ª, 29ª, 38ª, DEAM ll, na direção da DRCPIM-CORF, e atualmente chefe da DEAM I.
Beatriz Guimarães – Presidente do CMEC – Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura no DF. Presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras, empresárias e gestoras de Negócios da FECOMÉRCIO DF. Vice-presidente do CNME da CACB (Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CNME da CACB) da Região Centro Oeste.
Cristiane Pereira – Diretora Presidente do Instituto Multiplicidades. Diretora Presidente do Instituto MultipliCIDADES | Palestrante TEDx | Consultora – Cidades Inteligentes | Inclusão Startups Mercado | VP ASSESPRO DF e IBRACHICS | Membro CODESE DF e CODESE GO.
Serviço:
Hack Ideias Elas: 1ª Roda de Conversa com Mulheres
Data: 5 de julho de 2024
Horário: 15h às 17h30
Local: JK Shopping
Facilitadora: Marcia Zarur Convidadas: Deputada Dayse Amarilio, Cristiane Pereira, Beatriz Guimarães, Delegada Adriana Romana, Rose Rainha, Aline Karina, Lucia Bessa