Escola de Música celebra 60 anos em cerimônia prestigiada  e com boas notícias

Na noite desta quarta-feira(10), o Teatro Levino Alcântara (TLA), na Escola de Música de Brasília (EBM), teve lotação máxima. Alunos, professores, autoridades, músicos e uma plateia eclética  prestigiaram a sessão solene em homenagem aos 60 anos da instituição. O evento, proposto pela presidente da Comissão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), deputada Dayse Amarilio (PSB), foi repleto de emoção, muita música e homenagens. 

Dayse, que é enfermeira obstetra e servidora pública há 23 anos, começou sua fala dizendo acreditar que a música é sem sombra de dúvidas uma grande aliada na prevenção do adoecimento e da promoção à saúde. 

“Sabemos que há estudos científicos que demonstram que ouvir música, tocar ou cantar está associado ao bem dos indivíduos e vimos isso na pandemia. Na pandemia a música foi um grande facilitador de saúde  mental. Além disso, a música tem o poder de conectar as pessoas, de transformar o ambiente onde estamos. Por isso, hoje me sinto extremamente honrada em estar neste solo sagrado, que é palco de grandes histórias e de nomes que formaram ícones da nossa música. Nossa intenção aqui é homenagear aqueles que fizeram parte dos 60 anos da história da Escola de Música de Brasília”, disse. “ A EBM é  considerada uma das melhores em educação musical e profissional da América Latina, está entre as mais conceituadas do mundo. Ela merece todo nosso reconhecimento, nossa gratidão e honrarias pelo papel inestimável que desenvolve para formação de nossas crianças, jovens e adultos e para o fortalecimento da nossa cultura”, completou Dayse Amarilio, que em seguida soltou  o gogó e cantou um trecho da música “Pais e Filhos”, do grupo Legião Urbana e chamou a público para acompanhá-la.

Escola de Música de Brasília será reformada-  A grande notícia da noite foi dada pela Secretária de Educação do DF, a Sra. Hélvia Paranaguá, que após uma fala emocionada sobre o poder da música  anunciou a reforma da Escola de Música de Brasília.

“ Precisamos melhorar a Escola de Música. Resgatei o processo físico da reforma da EBM, iremos atualizar o projeto, que terá um custo estimado de R$13 milhões”, informou. “Já estamos colocando no plano de obra para 2024 e esse vai ser um ano para levantar o recurso e atualizar o projeto. Vai vir a reforma”, assegurou Hélvia.

Concurso para Orquestra Sinfônica de Brasília – Na ocasião, o Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, o Sr. Cláudio Abrantes, agradeceu como cidadão e como gestor público o papel da Escola de Música de Brasília para o Distrito Federal. Cláudio, destacou que mais que “celeiro”, a EBM é a “própria terra vermelha”, o chão do Distrito Federal, adubado com a ousadia do maestro Levino e o talento de tantos que passaram pela instituição.

“Como cidadão eu sou muito grato à Escola de Música de Brasília, por ter uma interferência na vida da minha família. Como ente público e agora secretário de Cultura eu tenho muito a agradecer à EBM, pois o nosso grande braço cultural é a Orquestra Sinfônica de  Brasília. Quero aproveitar para saudar todos os músicos da nossa Orquestra na pessoa da aqui professora  Ariadne Paixão, que é a presidente da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica de Brasília. E aproveitando a ocasião, quero dar uma boa notícia para vocês, algo que a Orquestra anseia muito. Estamos preparando, espero que para o segundo semestre, nós possamos  divulgar o edital – que não acontece há 10 anos- do concurso para a Orquestra Sinfônica de Brasília. 

Participaram, o diretor da Escola de Música de Brasília, o Sr. Davson de Souza; o vice-diretor da Escola de Música de Brasília, o Sr. Daniel Backer ; o subsecretário de Programas de Ações Integradas às Regiões Administrativas da Secretaria de Turismo, o Sr. Franklin da Cruz Martins e a Reitora Pro-Tempore  da UNDF, a Sra. Simone Costa, a  Escola de Música é um projeto de Estado que deu muito certo.

Música e homenagens- No decorrer da solenidade, houve três momentos musicais que contaram com Madrigal e Orquestra de Cordas, Banda Sinfônica e por fim BigBand. Também foram entregues moções de louvor para músicos e professores do período inicial da EMB.

Relevante Interesse Cultural –  A deputada Dayse Amarilio protocolou na Casa o  Projeto de Lei 1028/24, que visa reconhecer a Escola de Música de Brasília como de relevante interesse cultural, social e econômico do Distrito Federal. Caso aprovado, a critério dos órgãos responsáveis, a Escola de Música de Brasília poderá ser objeto de proteção específica, por meio de inventários, tombamento, registro ou de outros procedimentos administrativos, pelos órgãos competentes.

plugins premium WordPress