Na tarde desta terça-feira (17), a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), deputada Dayse Amarilio (PSB), aproveitou o comunicado de parlamentares para destacar a importância e simbolismo da manifestação que aconteceu hoje, em frente ao Palácio do Buriti em favor das nomeações de aprovados em certames para diversas pastas do governo do Distrito Federal.
Na ocasião, a distrital lembrou que durante sessão ordinária da última semana ela já havia apontado alguns problemas, em especial na área da saúde. Entretanto, segundo ela, a situação não se restringe apenas aquela pasta e sinaliza que a Casa precisa se preocupar com a questão.
Dayse Amarilio aproveitou sua fala para informar que seu gabinete fez uma análise criteriosa do Projeto de Lei do Plano Plurianual (PLPPA) e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e foi constatado que não há nenhuma destinação de recursos em 2024 para convocação de nomeados em nenhuma área do governo.
” A falta de previsão orçamentária para as nomeações nos preocupa muito”, disse. “Já destacamos o caos na saúde, já sinalizamos a gravíssima e inaceitável situação de servidores apanhando, literalmente, por falta de comunicação entre os serviços, dificuldade de Recursos Humanos (RH), mas isso pode piorar” , alertou Dayse.
A distrital lembrou que no próximo dia 26 a Casa estará no Sol Nascente, com mais uma edição do ” Câmara nas Cidades”, e ressaltou que um dos maiores problemas na região refere-se a assistência social.
” Os aprovados da carreira da Assistência Social foi um dos grupos que esteve presente na mobilização, mas não só eles. Aprovados de diversas carreiras engrossaram o coro no ato que pedia as nomeações, a exemplo dos odontólogos, Detran, Agricultura, PPGG, Polícia Penal, Procon, Sejus, além dos aprovados da pasta da Saúde”, informou. ” Vale lembrar que um dos compromissos firmados para acabar com a greve dos professores foi de que haveria a nomeação destes profissionais. Lembrando que hoje mais de 14 mil professores da Secretaria de Educação (SEEDF) são contratos temporários”, acrescentou a deputada.
Ao final de sua fala, Dayse Amarilio pediu aos seus pares que fizessem uma pactuação para que durante a próxima reunião do Colégio de Líderes os parlamentares analisem a possibilidade da derrubada dos vetos ao Anexo IV da LDO 2024 e alertou que caso isso não aconteça, não será possível proceder com nenhuma nomeação em 2024.